Ubuntu ou Ubunto Studio - Oh duvida cruel

Mascote do Linux
Mascote do Linux



Duvida nada, é só uma questão de gosto!


As diferenças entre a distribuição Ubuntu e o Ubuntu Stúdio, podem parecer poucas ou muitas, depende do seu ponto de vista. O Ubuntu 14.04 LTS, na minha opinião é mais básica, permitindo a você o direito de escolher o que vai instalar, dependendo de suas necessidades, é claro. Já o Ubuntu Studio 14.04 LTS, já vem preparada para que você o utilize para trabalhos multi-midia - musica e vídeos -, pois tem uma infinidade de softwares que são instalados juntos com o sistema e voltados a essas aplicações. Eles são diferentes também na interface gráfica, enquanto o Ubuntu utiliza o Unity o Ubuntu Stúdio utiliza o XFCE que é mais leve e, na minha opinião, mais customizável ou, maleável. No mais, os dois S.O são praticamente a mesma coisa, usam até a mesma central de programas. 


VEJA TAMBÉM NO BLOG.


UBUNTU 14.04 LTS (Unity)
UBUNTU 14.04 LTS (Unity)

A interface gráfica do Unity oferece algumas vantagens sobre o XFCE? 

Eu acho que sim, principalmente quando se trata dos navegadores WEB e de alguns outros programas, os menus funcionam como nos Macintosh's; ficam na barra de menu posterior (acima), o que torna mais fácil de encontrar as opções que desejamos. Eu tenho alguma dificuldade em trabalhar com o XFCE no que diz respeito a barra de menus dos programas. Ex: Nos navegadores Web Google Chrome e Firefox toda a vez que vou adicionar uma página nos meus favoritos, no XFCE, não consigo consigo colocar os itens separados por categorias, assim, os meus favoritos sempre ficam desorganizados. Já no Unity é mais fácil para mim.

Veja a barra de menu do Google Chrome localizada no topo da tela.
barra de menu do Google Chrome


Em contrapartida, pelo menos é o que penso, o XFCE, além de ser mais leve (consumir pouca memória) também é mais maleável quando se trata de alterar sua aparência, é possível alterar os icones dos programas, o ponteiro do mouse e até mesmo (para quem gosta) deixa-lo com a cara e o jeitão do OS X da Apple. Eu, gosto de algumas coisas no Mac, utilizei um iMac mais de 6 (seis) anos, mas não sou fanático pela interface da maçã, assim, sempre que uso o XFCE, altero apenas algumas coisas no desktop para que fique mais funcional, sem pensar em deixar ele com a cara de outros sistemas. 

Bem, se você esta pensando em começar a utilizar o GNU/Linux e, por acaso anda pesquisando na net sobre o assunto, já deve ter visto muito mais artigos sobre o Ubuntu que qualquer outra distro. Mas o mundo do Pinguim é muito maior e mais vasto, mais abrangente que Ubuntu. Ubuntu é apenas mais famoso e mais utilizado, isso não significa porém, que ele seja o que você esteja precisando ou querendo. Existem muitas outras distros do GNU/Linux que talvez você deva conhecer antes de tomar sua decisão, algumas delas são voltadas para programadores, outras para redes e etc. Faça uma pesquisa antes de tomar uma decisão, a WEB esta repleta de blog's e sites que tratam desse assunto, você certamente irá encontrar um material muito amplo sobre o mundo do Pinguizinho. 

Ubuntu
SITE DO UBUNTU PARA DOWNLOAD

Ubuntu Studio
SITE DO UBUNTU STÚDIO PARA DOWNLOAD


Links sobre o assunto.
Canonical --> http://www.canonical.com/  
Forum Ubuntu Português --> http://ubuntuforum-pt.org/

Blogs e sites.


Linux músico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagens históricas! Vila dos Remédios e região [5] (Várias)

Minha paixão começou com o Impala 1960

OFICINAS AUTORIZADAS OTTOBOCK EM SÃO PAULO