Pagamento da URV para aposentados e pensionistas

URV
URV




Justiça manda governo pagar em até 90 dias.


Quem se lembra da famigerada URV (Unidade Real de Valor)? Era um indexador na época do Cruzeiro Real, usado para servir como referência de valor de mercadorias e a moeda na época vigente no país. Traduzindo: "A inflação naqueles tempos era tão alta que, uma determinada mercadoria ou serviço, tinha um valor de manhã e, quando o dia terminava, já tinha sido reajustado para um valor maior". Nesses tempos, de inflação na casa de dois dígitos, o trabalhador já não sabia quanto era o seu salário verdadeiro. Era uma época difícil, tanto para o mercado interno, quanto para o externo, já que o produtor, o industrial ou o prestador de serviços, - no Brasil, é claro -, sempre gastava mais para poder trabalhar. Quando Fernando Henrique foi eleito presidente do Brasil, resolveu mudar a moeda que era o Cruzeiro Real para o Real, e para isso acontecer teria que ter um indexador (URV) até que o plano fosse posto em prática, o que poderia levar alguns meses. Esse indexador seria utilizado até que a moeda Real (R$) entrasse definitivamente em circulação, e o valor de referência a ser utilizado, seria o do dia em que a nova moeda ou novo sistema monetário entrasse em vigor.  


VEJA TAMBÉM NO BLOG.
Assim, o hum real (R$ 1,00) valeria o mesmo que um determinado de URV's. Se a URV do dia estivesse valendo quarenta cruzeiros reais esse seria o valor da real. Todos os salários, contratos e preços de produtos e serviços que eram calculador pela Unidade Real de Valor, passariam a ser calculados ou ter os seus preços na nova moeda. 

CONVERSÃO DE SALÁRIOS PELA (URV)

funcionários públicos
funcionários públicos

Os salários também sofreram essa conversão, pois eles também estavam sendo pagos de acordo com o indexador (URV). Acontece, que os governos estaduais, por malandragem econômica  - isso existe? - resolveu fazer a conversão de acordo com seus próprios cálculos, sua URV, seu indexador ou seja lá o que for e, decidiram pelo menor, lógico. (Os governantes neste país sempre puxam a sardinha para o seu lado da mesa). Como consequência os aposentados e pensionistas do governo, por intermédio de suas associações de classe, resolveram entrar na justiça para que o real valor desse índice fosse utilizado. Os anos se passaram, a causa foi ganha pelos aposentados e pensionistas, o governo protelou e agora, parece ter perdido de uma vez por todas. 

Segundo uma correspondência que recebi esses dias, o governo tem 90 dias (noventa dias) para pagar a URV a todos que entraram com processo, determinação da justiça. Parece que agora não cabe mais recurso. Como recebi a carta no final de Julho e o prazo é de noventa dias, só teremos mesmo essa certeza em Novembro de 2015. 

O jeito é a gente esperar, um aumento de salário, ainda que não seja um aumento na conformidade do termo, ajuda bastante em tempos de vacas magras. Sem contar que quando for dado um reajuste esse incidira sobre o valor real. Sem contar que deve gerar precatório dos anos em que esses valores estavam errados, quer dizer, temos ai uns atrasadinhos para receber. 

Obs: "Atrasados dos governos atrasam mesmo, demora, mas é melhor pingar do que secar".

Abaixo notas de Cruzeiros Reais para quem nunca viu!

1000 Cruzeiros reais
1000 Cruzeiros reais
  
50.000 Cruzeiros reais
50.000 Cruzeiros reais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagens históricas! Vila dos Remédios e região [5] (Várias)

Minha paixão começou com o Impala 1960

OFICINAS AUTORIZADAS OTTOBOCK EM SÃO PAULO